Ler mais

 




Aumente a sua libido (prazer) com toranja


A toranja, ou grapefruit, é uma fruta que surgiu a partir do cruzamento do pomelo com a laranja e que promove muitos benefícios para a saúde, como aumentar a imunidade, promover a saúde da pele e ajudar na perda de peso.



Principais benefícios


A toranja pode ter os seguintes benefícios para a saúde:


1. Aumentar a imunidade


A toranja é rica em vitamina A, vitamina C e compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a aumentar a imunidade e diminuir a inflamação, evitando o risco de doenças inflamatórias ou infecciosas, além de também ajudar a recuperar mais rapidamente de gripes e resfriados. 




2. Combater infecções bacterianas


A toranja contém compostos bioativos ação antimicrobiana, como os flavonoides, saponinas e taninos, que atuam contra bactérias como Escherichia coli, Salmonella typhimurium e Staphylococcus aureus, por exemplo, ajudando a combater infecções bacterianas, como infecção urinária e gastrointestinal.



3. Prevenir o envelhecimento precoce


A toranja é rica em vitamina C, uma vitamina que estimula a produção de colágeno da pele, uma proteína que é responsável por manter a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.



4. Evitar o surgimento do câncer


Os compostos antioxidantes presentes toranja, como furanocumarinas, flavonoides e limonoides, têm atividade anticancerígena e antiproliferativa, prevenindo o crescimento de células malignas e ajudando, assim, a evitar o surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, de mama e de pele.


5. Melhorar a saúde dos ossos


O bergapteno é um composto natural que pode ser encontrado em várias plantas e no suco de toranja, que melhora a saúde dos osso por promover a regeneração óssea e evitar a perda de densidade dos ossos, prevenindo a osteoporose, por exemplo.



6. Ajudar a emagrecer


A toranja ajuda a emagrecer, porque é uma fruta com poucas calorias e rica em água e fibras, promovendo a saciedade e diminuindo a vontade de comer entre as refeições.


No entanto, para ajudar no emagrecimento, a toranja deve ser incluída em uma alimentação balanceada e saudável, junto com a prática regular de atividades físicas.


7. Controlar a diabetes


Por conter flavonoides e terpenoides com propriedades antioxidantes, a toranja regula os níveis de glicose no sangue, sendo uma boa opção para ajudar a controlar a diabetes.



Além disso, a toranja também é rica em fibras solúveis, como a pectina, que ajuda a diminuir o tempo de absorção dos carboidratos no intestino, mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.


8. Regular o colesterol


A toranja é rica em fibras e antioxidantes que ajudam a reduzir a absorção de gorduras no corpo e a eliminar o excesso de colesterol do organismo através dos ácidos biliares, ajudando a regular o colesterol sanguíneo e diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio.

9. Prevenir a desidratação


A toranja é rica em minerais e é composta por 88% de água, que promove a hidratação das células do corpo, prevenindo a desidratação em períodos de calor e durante a prática de atividades físicas intensas, sendo uma boa opção para repor os líquidos perdidos no organismo.



Possíveis riscos com medicamentos


O consumo da toranja pode interagir com alguns medicamentos, como hipocolesterolêmicos, anti-hipertensivos, ansiolíticos, corticosteroides, anti-histamínicos, imunossupressores e medicamentos para tratar alterações cardíacas.


A toranja não interage com todos os medicamentos pertencentes às classes citadas anteriormente e os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, o tipo de remédio e a quantidade de toranja consumida. Por isso, pessoas que usam medicamentos de forma regular devem sempre consultar o médico antes de consumir a toranja.